A impressão 3D começa muito antes da máquina aquecer o bico — ela nasce no design. Aprender a modelar é o passo que transforma você de consumidor de arquivos STL em criador de ideias tangíveis. Se você está começando, este guia vai te ajudar a dar os primeiros passos com segurança e criatividade.
1. Escolha o software certo para começar
Existem diversas ferramentas, mas algumas são especialmente amigáveis para iniciantes:
Você pode conferir uma lista completa com 10 softwares gratuitos para iniciantes.
2. Comece com formas simples
- Use cubos, cilindros e esferas para entender como os objetos se comportam no espaço 3D.
- Evite detalhes muito finos no início — eles podem não sair bem na impressão.
- Pense em como seu modelo será impresso: ele precisa de base plana? Vai precisar de suporte?
3. Tenha em mente as limitações da impressora
- Espessura mínima das paredes: geralmente 1,2 mm para PLA.
- Ângulos de saliência: acima de 45° podem exigir suporte.
- Tolerância entre peças móveis: deixe folga de 0,2 a 0,5 mm.
4. Exporte corretamente para impressão
- Salve seu modelo em .STL ou .OBJ.
- Use um fatiador como Cura, PrusaSlicer ou Bambu Studio para gerar o G-code.
- Verifique se o modelo está manifold (sem buracos ou interseções).
5. Pratique com projetos simples
Algumas ideias para começar:
- Porta-canetas personalizados
- Suporte para celular
- Miniaturas para jogos
- Chaveiros com seu nome
Você pode encontrar modelos prontos para estudar e modificar em sites como Thingiverse, Printables ou Creality Cloud.
