A impressão 3D começa muito antes da máquina aquecer o bico — ela nasce no design. Aprender a modelar é o passo que transforma você de consumidor de arquivos STL em criador de ideias tangíveis. Se você está começando, este guia vai te ajudar a dar os primeiros passos com segurança e criatividade.

1. Escolha o software certo para começar

Existem diversas ferramentas, mas algumas são especialmente amigáveis para iniciantes:

 

     
     
     
     
     

 

Você pode conferir uma lista completa com 10 softwares gratuitos para iniciantes.

2. Comece com formas simples

  • Use cubos, cilindros e esferas para entender como os objetos se comportam no espaço 3D.
  • Evite detalhes muito finos no início — eles podem não sair bem na impressão.
  • Pense em como seu modelo será impresso: ele precisa de base plana? Vai precisar de suporte?

3. Tenha em mente as limitações da impressora

  • Espessura mínima das paredes: geralmente 1,2 mm para PLA.
  • Ângulos de saliência: acima de 45° podem exigir suporte.
  • Tolerância entre peças móveis: deixe folga de 0,2 a 0,5 mm.

4. Exporte corretamente para impressão

  • Salve seu modelo em .STL ou .OBJ.
  • Use um fatiador como Cura, PrusaSlicer ou Bambu Studio para gerar o G-code.
  • Verifique se o modelo está manifold (sem buracos ou interseções).

5. Pratique com projetos simples

Algumas ideias para começar:

  • Porta-canetas personalizados
  • Suporte para celular
  • Miniaturas para jogos
  • Chaveiros com seu nome

Você pode encontrar modelos prontos para estudar e modificar em sites como Thingiverse, Printables ou Creality Cloud.